contribuições multidisciplinares...
comentar
publicado por MAV, em 18.11.08 às 21:32link do post | adicionar aos favoritos

Uma investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Maria João Guia, estudou as relações entre imigração e criminalidade e concluiu que «os estrangeiros não são mais criminosos do que os portugueses». [link]

 


comentar
publicado por MAV, em 13.11.08 às 12:22link do post | adicionar aos favoritos

«Portugal surge em 26º lugar numa classificação dos sistemas de cuidados de saúde em 31 países europeus, divulgada em Bruxelas pela organização "Health Consumer Powerhouse", que sublinha o deficiente acesso aos tratamentos e tempo de espera.» [aqui]

Isto é que (também) nos devia realmente preocupar. Temos um quadro legislativo relativamente á saúde que é, e isto é aceite por muitos, dos melhores enquadramentos mundiais. Temos óptimos profissionais. Temos em muitos dos casos, as tecnologias mais avançadas.

Contudo, a aplicação prática é que causa problemas. O principal problema passa pela dificuldade de aceder aos serviços, ao elevado (e demasiado) tempo de espera que os "clientes" do Sistema Nacional de Saúde têm que enfrentar.

Ainda ontem soube duma situação de um idoso, com cerca de 70 anos e problemas cardiovasculares que, pese embora ter sido "carimbado" com a cor amarela, esperou mais de 4 horas para ser atendido. Entrou nas urgências ás 12 horas e chamaram-no depois da 16. Sem almoço... É um caso como muitos outros conhecidos.


comentar
publicado por MAV, em 13.11.08 às 12:10link do post | adicionar aos favoritos

Mais uma razão para a sua implementação?


comentar
publicado por MAV, em 12.11.08 às 03:04link do post | adicionar aos favoritos

Não deixa de ser curioso que este blog, embora ainda sem a participação de muitos dos seus contribuidores... já vai seguindo o seu rumo (18 comentários para 5 posts...), colocando até autores contra autores, como aconteceu no post sobre os cuidados paliativos.

Quem me conhece, sabe que não poderia deixar de lançar umas achas para a fogueira, especialmente porque este é um assunto sobre o qual a sociedade vai debater nos próximos 5/7 anos.

Transcrevo parte duma notícia do Expresso:

«A história de uma menina britânica de 13 anos que pediu para "morrer com dignidade" está a comover a Inglaterra.

Hannah Jones conseguiu convencer os médicos do hospital Herefordshire Primary Care Trust de Hereford, no oeste da Inglaterra, onde está internada, a não substituir o seu coração por um novo contra a sua vontade.»


comentar
publicado por MAV, em 12.11.08 às 03:03link do post | adicionar aos favoritos

 «O Tribunal da Relação de Coimbra (TRC) revogou hoje a decisão do Tribunal de Torres Novas que remetia uma decisão final sobre a entrega da menor Esmeralda Porto ao pai para depois da apreciação de outros pedidos de regulação paternal. Luísa Calhaz, advogada do pai Baltazar Nunes, entende que, com esta decisão da Relação de Coimbra, a juíza do Tribunal de Torres Novas vai ter agora que "definir um prazo" para a entrega da menor ao progenitor.» [aqui]

Finalmente parece que este caso se começa a resolver. Finalmente...

Embora seja um caso que faz as pessoas pensarem mais com o coração do que com a razão, não posso deixar de aplaudir a decisão do TRC.

Quando aos meus motivos, pode lê-los aqui.

Categorias: ,

comentar
publicado por MAV, em 06.11.08 às 16:38link do post | adicionar aos favoritos

 Avança o público online que:

«O relatório anual da evolução dos consumos de droga na União Europeia coloca Portugal como o país com o maior número de casos detectados de VIH-Sida entre os toxicodependentes.

As estimativas hoje anunciadas em Bruxelas por Wolfgang Goetz, director do Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência (OEDT) apontam para a existência de cerca de 3 mil novos casos na União Europeia, em 2006, dos quais 703 foram notificados em Portugal.» [aqui].

 

Não podendo neste momento alongar-me sobre este assunto, não posso deixar de questionar sobre quando existirá coragem para implementar em Portugal as Salas de Consumo Vigiado, previstas legalmente deste 2001 e que tem apresentados óptimos resultados nesta e em outras áreas.


pesquisar
 
A Nosso Lado...
Correio Electrónico oestadodosocial(at)gmail.com

Receba os Posts no seu E-mail clique aqui
Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
15

16
17
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


arquivo das contribuições
2008

subscrever feeds